martes, 20 de octubre de 2009

Diferentes, porém iguais

Depois de uma semana de espera e, confesso, um certo stress, hoje finalmente saciei minha curiosidade e assisti Distrito 9. Apesar de ter lido algumas críticas sobre o filme, entrei na sala de cinema esperando ver algo que se aproximasse de uma obra clássica de ficção científica, repleta de efeitos especiais, com muitos raios, explosões e um quê de fim de mundo, propiciado por nossos "amigos" vindo do espaço, mas qual não foi minha surpresa ao perceber que a temática do filme não é exatamente essa, e sim a intolerância?

Sim, por mais incrível que possa parecer, principalmente vindo de um filme de ficção científica, o mote de Distrito 9 é a intolerância dos humanos em relação aos aliens, e a "adaptação" destes ao nosso cotidiano.

Narrado em estilo documental, o filme mescla ficção e "realidade" por meio do destino de um personagem humano que se envolve diretamente com nossos visitantes do espaço. Entretanto, não foi o estilo adotado pelos produtores que me cativou, e sim o filme em si. A dura realidade dos aliens, a forma como foram tratados desde sua chegada, alienados do contato humano e, principalmente, uma fala de um habitante local me fizeram refletir sobre como tratamos nossos semelhantes. Afinal, se fomos capazes de séculos de segregação racial apenas por diferenças de pigmentação da pele, somos plenamente capazes de uma segregação com base na diferença de DNA.

3 Comments:

  1. Unknown said...
    Não é a toa que o filme se passa na Africa do Sul que sofreu tanto com o Apartheid.

    Não vi o filme, mas acho que a discussão é muito importante. Quem sabe com metáfora de aliens, o homem se lembre do seu semelhante.
    Anónimo said...
    litter adnheri elevation moderated campaigns rubbish jamali wallpapers believed enquire gust
    masimundus semikonecolori
    Ericka! =] said...
    Tenho um preconceito enorme com filmes de extraterrestres, sério, então Distrito 9 nem tava na minha lista futura de filmes MUST SEE...
    Mas agora que vc comentou sobre ele, fiquei tentada... Pq apesar de não gostar dos ETs, gosto de filmes que tem uma lição de moral de fundo... VOU BAIXAR JÁ!

    Bjão, Rôzinha! FELIZ NATAL!

Post a Comment



Template by:
Free Blog Templates