martes, 8 de julio de 2008

Praia de paulista


Inverno. Manhãs frias, tardes amenas, noites geladas. Ar seco, poluído. Olhando o horizonte, além do céu azul, quem mora em São Paulo vê uma linha cinza no horizonte. Mas, observando atentamente, vemos muito mais do que isso...


Terça-feira, véspera de feriado. Sol brilhando, céu azul. Da janela do décimo quinto andar vejo o Viaduto do Chá, com seus cartomantes e artistas de rua, e o Vale do Anhangabaú, com suas palmeiras, fontes, esculturas..Um descanso para os olhos em meio ao concreto.

Entretanto, no Anhanbagaú a vida parece ter um ritmo diferente em comparação à "parte de cima" do Viaduto. Não há a correria típica de todas as tardes, não há carros, nem trânsito. Aqui as pessoas não correm, caminham tranqüilamente.

Como nos parques estendem toalhas embaixo das palmeiras do Vale e ali passam o dia, deitados ou fazendo um tranquilo piquenique, enquanto observam o vai-e-vem dos que trafegam pelo Viaduto do Chá.

Porém, os que fazem do Anhangabaú seu parque (ou sua "praia") não são moradores de rua. Da minha janela vejo desde trabalhadores comuns, tirando uma "sesta", até famílias. Famílias que, como a que vejo agora, se divertem no gramado.

O sol está se pondo, e com ele está indo embora o calor de uma tarde de inverno. Logo os "turistas do Anhangabaú" irão embora. Recolherão suas cestas, suas toalhas e partirão felizes, rumo à suas casas, mas ansiosos pelo retorno, que será breve.

3 Comments:

  1. Anónimo said...
    Por quê usar o termo praia? xDD~

    Bom saber que no meio da agitada cidade de São Paulo, ainda tem um pouco de tranquilidade.
    Rose Soler said...
    Pq me lembrei daquele comentário pejorativo tão recorrente... "shopping é praia de paulista", então resolvi comparar as toalhas estendidas da praia com as toalhas estendidas do Anhangabaú..rs
    Anónimo said...
    Eu não vejo essas famílias fazendo piquenique lá embaixo não.

    O que vc anda tomando hein, menina?
    rsrs

    Bjos
    Márcio

Post a Comment



Template by:
Free Blog Templates