miércoles, 11 de marzo de 2009

Perdoai...


Resolvi deixar o tempo passar, os ânimos se acalmarem e as declarações dos dois lados sairem um pouco do foco da mídia nacional e internacional para emitir minha opinião sobre esse triste fato.

Eu, como boa parte dos brasileiros, faço parte do grande rebanho de seguidores do Catolicismo, uma crença já tão criticada por seus valores retrógrados, atitudes condenáveis e discursos equivocados. Discurso esse que, mais uma vez, causa um burburinho na sociedade e nos divide ainda mais . Afinal, a quem seguir? À Santa Sé ou a sociedade? Aos valores que acredito ou aqueles que me foram ensinados pelos meus pais?

Não sou feminista, ultraconservadora ou tampouco liberal. Sou apenas uma mulher. Uma mulher comum, blogueira, tradicionalista e, católica, de nascimento e por opção. Porém, não me sinto representada por homens que, do alto de sua "santidade", se sentem no direito de julgar e condenar alguém que luta para salvar a vida de outra pessoa.

Se o aborto é considerado um genocídio, qual seria o equivalente a um estupro? E porquê a excomunhão é aplicada a quem aborta, e não a quem estupra? Ultimamente, tenho me feito várias vezes estas perguntas, mas sei que nenhum destes homens que representam minha igreja terá a resposta que espero, justamente porque são apenas isso: homens. A Igreja foi criada por homens e, portanto, está repleta de sua imperfeição. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, porém não aprendemos com seu filho a deixar de julgar o próximo, e muito menos a parar de atirar pedras.

Senhor, perdoai-os, pois não sabem o que dizem.

4 Comments:

  1. Ericka Rocha said...
    Respeito mto os católicos pq muitas pessoas que eu amo e admiro seguem de verdade essa religião. Não concordo em 100% com a doutrina, mas naum eh esse o assunto desse post... Dessa vz as coisas extrapolaram o bom senso e concordo plenamente com as suas palavras."Se o aborto é considerado um genocídio, qual seria o equivalente a um estupro?" Fica ai a pergunta para os católicos inflexiveis... Assim como existem evangelicos, espiritas, umbandistas...assim tb! Neh não??? Um bjuuu Ro!
    Anónimo said...
    Então... uma coisa que eu não sabia era que dentro da própria Igreja Católica há muita discussão sobre o aborto, nem todo mundo concorda com a proibição dele.

    E sobre o bispo, uma coisa não podemos negar: ele agiu de acordo com a Igreja. Pode não ter sido o correto para a maioria de nós, mas ele foi extremamente coerente com o que os superiores dele diziam. Veja bem, não estou dizendo que concordo com a atitude do arcebispo, só estou dizendo que não era inesperado.

    No geral, acho que todas as Igrejas têm seus problemas e suas qualidades. A Católica acaba ficando mais em evidência por ser uma das maiores e tenho quase certeza de que ela não sobreviveria se não fosse a América Latina.

    E achei muito engraçado terem excomungado o médico duas vezes! Ow, me excomunga também?
    Lívia Lima said...
    Também não me sinto representada por homens que julgam, e excomungam, porque esse tipo de penalidade da idade Média, já não faz mais diferença nenhuma dentro da nossa sociedade! Cada qual que carregue suas culpas e que o Estado - laico - cumpra seu dever.
    A grande questão nesse caso é que hoje existem católicos, e existe a Igreja Católica, o que pode não parecer, mas faz uma grande diferença!

    Ro vê se aparece e comenta o meu Blog!

    bjs

    Lívia Lima
    www.a-liviando.blogspot.com
    Anónimo said...
    Como assim, "esse tipo de penalidade da idade Média, já não faz mais diferença nenhuma dentro da nossa sociedade!"???

    Claro que faz! Se não fizesse, não teria porque ter todo esse extenso debate!

Post a Comment



Template by:
Free Blog Templates