jueves, 24 de enero de 2008
Esta semana fui surpreendida com uma pergunta curiosa do meu irmão: "Você tem um blog? Cadê ele? Sabia que o governo proibiu todos os blogs que citem CS?" Intrigada, acessei a Internet em busca de maiores informações sobre o assunto, e uma busca de poucos segundos trouxe a resposta que buscava: não eram os sites sobre o assunto que possuíram seu acesso proibido, e sim o jogo. O que parecia improvável aconteceu: CS foi literalmente "banido" do Brasil.
Considerado por muitos especialistas um jogo extremamente violento, o game é sucesso absoluto em lan houses. Competições nacionais e internacionais aconteceu a toda hora, e os jargões utilizados pelos jogadores são repetidos a toda hora, dentro e fora das lan houses.
Como muita nunca fui muito adepta a esse tipo de jogo (prefiro opções mais "lights") nunca tive curiosidade de experimentá-lo. Mas, mesmo sem experimentar, conheço o ambiente do jogo, e não acho que sua proibição seja a saída para conter o desenvolvimento da agressividade em crianças e adolescentes.
Pelo contrário. Há títulos de conteúdo muito mais agressivo e que continuam à venda nas prateleiras de lojas especializadas, ao alcance de qualquer um. Basta procurar.
Concordo com os que dizem que a proibição vai aumentar a popularidade deste jogo no país, afinal já dizia o ditado: o que é proibido é mais gostoso.
Etiquetas: cotidiano
Quando vi essa proibição, achei idiota. Primeiro porque proibir jogos ou desenhos porque supostamente são violentos e instigam as crianças a agirem como tal é um absurdo sem tamanho. Todo mundo sabe que o Goku não existe!
Segundo porque o ponto que o PROCON (O.O) pegou foi o Counter-Strike Rio de Janeiro, ou seja, a versão em que você é o traficante e vai defender seu morro da ação policial. Cara, se eu jogar o CSRJ eu virarei dona do morro na vida real? Será que eu não sou mentalmente capaz de distinguir o que é real e o que não é?
Terceiro: sim, existem outros jogos muito mais violentos. E todos eles têm a tarja indicando que não é apropriado para crianças. Pra mim, isso que está acontecendo é CENSURA!!!!!