lunes, 12 de marzo de 2007

Carrasco do homem

Segunda-feira, 09:20 da manhã. O que prometia ser mais uma manhã monótona de segunda-feira, em que estou tentando recuperar meu ritmo de raciocínio matinal, modificado pelo final de semana, se transforma em um post algumas horas depois..

Hoje, durante uma aula de Teoria da Mídia pude chegar a uma conclusão interessante a respeito do que considero o maior embate de todos os tempos: o do homem contra o tempo.

Por mais que os teóricos da semiótica, e alguns otimistas, afirmem que o homem moderno controla o tempo, para mim é justamente o contrário. Somos nós os controlados e os escravos do tempo. Toda nossa vida é regida por esta convenção social na qual se transformou a contagem das horas e dos segundos.

Nossa civilização se tornou tão dependente do tic-tac do relógio que somos incapazes de parar por cinco segundos para apreciar a beleza do vôo de um beija-flor, o nascer do sol enquanto aguardamos a vez para embarcar em um ônibus, ou de sermos cortezes com pequenos visitantes, que a única coisa que esperam é um Hi, um Hello ou um Hola (esta última reflexão tirei de um clipe que vi há algumas semanas e que me fez pensar. Aí vai o link: (http://www.youtube.com/watch?v=dtBnfJvf6eQ)

Abaixo a ditadura do relógio?? Nem tanto.. o ideal seria re-aprendermos a conviver com o tempo, administrando-o a nosso favor, além é claro de dar atenção ás pequenas coisas.. (principalmente ao meu relógio biológico, que está me dizendo que é hora de dormir..)

tic-tac... tic-tac...

0 Comments:

Post a Comment



Template by:
Free Blog Templates