miércoles, 20 de junio de 2007

A menina e o cometa


Hoje, ao voltar para casa após um "tour" pela 25 de março vi um cometa enquanto esperava meu ônibus. O ponto de ônibus estava cheio, todos lá olhavam na mesma direção que eu, mas apesar disso ninguém percebeu o fenômeno.

Apenas eu. E uma amiga que estava ao meu lado, e que se deu conta apenas depois de perceber a minha empolgação. E os poucos que devem ter notado ficaram sem entender o porque de tanta empolgação com um "risquinho alaranjado" cortando o céu rosado do entardecer.

Essa constatação me entristece. Me entristece porque percebo que os teóricos que conheci superficialmente no decorrer do semestre tinham razão. Ninguém vê o mundo ao seu redor.

As pessoas olham as coisas, mas não as compreendem, não as admiram. Estão tão saturadas que são incapazes de admirar as coisas simples da vida, como a beleza do pôr-do-sol em uma tarde clara como a de hoje. E muito menos percebem a passagem de um cometa pelo céu poluído de uma São Paulo em plena inversão térmica.

Certos detalhes da natureza só são notados quando retratados em rede nacional. Como o que acontece quando a passagem de um cometa é divulgada no Jornal Nacional. Acho que o de hoje era um cometinha sem assessoria de imprensa....

Falta do que fazer? Talvez. Mas com certeza seríamos mais felizes se aprendessemos a observar mais atentamente o que existe a nossa volta.

4 Comments:

  1. Bianca Hayashi said...
    Se não está na TV, não existe. É o que dizem os engolidos pelo cultura de massa.
    Continue observando essas pequenas coisinhas... é bom!
    Rose Soler said...
    Realmente.. ser desligada tem lá suas vantagens....rsrs
    Anónimo said...
    Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.
    Marina Gurgel said...
    Oi rô!! Fico feliz pelo seu cometa.. não é por falta de observação, mas nunca vi um cometa.. fico olhando.. olhando pro céu, e daí alguém diz: olha um cometa/ estrela cadente.. e eu raramente vejo.. tenho a lembrança de um dia excepcional que vi 14 estrelas cadentes na praia.. foi demais.. fora isso já objetos não idenificados.. mas é só.. então, aproveite sua visão de raio x...
    -Ah, lembrei daquela propaganda que uma menina ve um beija-flor do apartamento e chama a familia inteira, com o se um beija-flor fosse um fenomeno, e nao uma coisa normal... e daí uma voz diz algo do tipo.. :"tá na hora de voce ter mais natureza em sua vida..
    um beijão

Post a Comment



Template by:
Free Blog Templates